Edson Gomes: Cada vez mais atual

0

Fala, galera, beleza?

Hoje eu estava curtindo os discos de Edson Gomes, passeando por sua obra e prestando bem atenção em suas mensagens. É interessante ver como um artista tão importante para a música brasileira conseguiu construir uma obra sem apoio nenhum da mídia, dos meios de comunicação. Mesmo assim, geração em geração, novos regueiros vão descobrindo sua música. Às vezes, andando pelas ruas, quando não ouço as músicas do momento, entre barulhos, buzinas, carros de som, sempre ouço a voz de Edson em algum rádio.

hqdefault (1)

Edson Gomes sempre falou a linguagem do povo, sua poesia é direta, muito inteligente. Tem um lirismo forte, com sua voz potente, ele fala as coisas que vemos e sentimos. Muitas vezes, sinto como se eu tivesse escrito aquelas palavras. Quando eu veja que as pessoas estão se trancando em suas casas, os velhos não mais curtindo as praças, a criminalidade tomando conta da sociedade, eu lembro de alguma música dele.

Quanta violência na cidade

Há quanto tempo, Edson Gomes escreveu essa música? Por que parece que foi ontem? Esse Baiano de Cachoeira fez um verdadeiro conjunto de crônicas da vida urbana. Falou sobre adultério: “Eles querendo mudar nossa sina, nos injetando a inconsciência, dizendo que é a democracia, grande piada, conto de fadas…” Vivemos mesmo essa ilusão de que algumas poucas pessoas podem realmente cuidar dos interesses coletivos, quando o poder se torna tão sedutor, os recursos poucos para todo mundo e a possibilidade de manipular pessoas, controlar e reprimir. A violência em toda cidade e, realmente, muitas pessoas não viram a liberdade.

Rastafari, cantando Reggae em cada esquina

Fazer esse tipo de música é um trabalho, muitas vezes, injusto. Quando vemos o tipo de música que anda dominando a mídia e um artista como ele que, alguns meses, fica sem um show, poderia ser o fim para qualquer um. Mas ele é uma árvore de raiz forte, mesmo que, em alguns dias, pense que não vai conseguir, sentindo-se ovelha negra da família. Edson é um guerreiro da música, apaixonado que também fala só de amor. Mas precisa assumir um compromisso e ele assume esse com seu público, cantando a acalentando vários corações.

Há muito tempo que eu queria ter um grande amor como você

Malandrinha é uma das suas músicas mais cantadas e conhecidas. É um patrimônio da nossa música, conhecida pelos quatro cantos do Brasil. Fala só de amor também, entre muitas outras. Se as pessoas ouvissem mais esta obra maravilhosa, com certeza, muitas pessoas melhorariam muito como ser humano. Mais do que ouvir as mais conhecidas, bom ver o “lado B”, aquelas canções qua não foram tão conhecidas mas não menos importantes. Quem escreve coisas assim ainda?

Sociedade Falida

Os bons costumes falidos

A nossa educação falida

Salas de aula falidas

Com certeza, Edson Gomes deveria estar tocando nas rádios e TV mas não querem deixar o povo esclarecido, querem alienação e apatia. Estão conseguindo…

edson-goms1

Muita paz, amor, música e que a arte permaneça sempre dentro de nós. Até a próxima, amigos viajantes.

Email: luizinho@diretodacidade.com.br

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA