Multidão participa do tradicional cortejo da lavagem do Senhor do Bonfim em Mata

0

Por. Maira Lima

Centenas de pessoas se reuniram na manhã deste domingo, 28, na lavagem do Bonfim, no município de Mata de São João.

O tradicional cortejo puxado pelas baianas começou por volta das 10 horas. Além da numerosa ala composta pelo povo de santo, munícipes, políticos e diversos grupos culturais também participaram da caminhada que cumpre um percurso de 4 km.

Em entrevista ao site Direto da Cidade, Delma Sales, moradora do bairro Parque São Luís, parabenizou a festa e contou que todo ano prestigia o evento. “ Cada ano, a festa fica melhor e mais organizada. Nós que somos moradores e devotos ficamos muito felizes”, disse.

A baiana Luiza Miranda, contou que participa da festa há mais de 10 anos , ressaltou que além de homenagear o padroeiro, a festa é muito bonita. “ Todo ano eu venho é muito lindo mesmo.

Um dos professores do grupo de capoeira Zambiancongo, da orla do município, destacou a importância cultural do cortejo. “ Fazemos parte do cortejo há cinco anos, é uma das festas mais importantes do município e para a gente é uma honra poder participar desta festa”.

O grupo da capital baiana, Cortejo Afro, composto por alas de cantos, músicos e baianas, participou do cortejo pela primeira vez. “ Estamos muito satisfeitos por ter participado, recebemos o convite, viemos e comprovamos que é uma festa belíssima e não fica devendo nada para outras cidades”.

O cortejo seguiu até a Igreja do Senhor do Bonfim, onde as baianas derramaram o banho de cheiro nas escadarias do santuário e nos fiéis.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA