Ler é muito mais

0

Ler é muito mais

O que é Ler? É muito mais que interpretar textos escritos, jornais e revistas. É produzir sentidos através do processo de interação sujeito/linguagem/mundo, gerado pela leitura. Assim, leitura e escrita devem ser estabelecidas como prática do mundo real, uma vez que ambas precisam ser vividas conjuntamente, pois a alfabetização corresponde ao processo pelo qual se adquire uma escrita alfabética e as habilidades de utilizá-la para ler e escrever.

Em razão da necessidade de se adequar às metodologias utilizadas para poder alcançar os verdadeiros objetivos, torna-se necessário trazer para o interior da sala de aula, os novos conhecimentos produzidos na área de educação, da cultura, da política, da saúde, da tecnologia. Ao trazer essas questões presentes no mundo e na nossa sociedade para o trabalho pedagógico, o professor estará trabalhando a dimensão social na aprendizagem e, ao mesmo tempo, possibilitando que a escola cumpra a sua função social que é de transmitir os conhecimentos já produzidos pela humanidade. O docente deve adotar procedimentos que permitam aos alunos vivenciar trocas significativas, enriquecendo cada vez mais seus conhecimentos e suas experiências.

Não é possível construirmos uma escola de leitores ficando restritos à metodologias e espaços repetitivos. Os professores querem que os seus alunos sejam sujeitos de sua aprendizagem, que eles possam aprender refletindo e construindo suas compreensões, para isso é preciso evitar atividades meramente mecânicas.

Ler e escrever constitui, hoje, uma demanda social que precisa mais do que nunca ser ressignificada e atendida pela escola. Nesse sentido, é preciso estimular, desenvolver a capacidade critica dos alunos enquanto sujeitos do conhecimento. A leitura eficiente permite-nos refletir sobre as ideias e formular nossa própria opinião. Dominar o sistema linguístico é indispensável para o exercício da cidadania, embora saibamos que somente ler e escrever não garanta ao indivíduo autonomia e participação civil.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA