Em Salvador, metrô reforça segurança para Olimpíada

O reforço nos postos de vigilância será de 40%

0

Todo o trajeto de  cerca de 12 quilômetros da linha 1 do metrô, divididos nas oito estações do metrô,entre a Lapa e a Estação Pirajá, vai ser monitorado diariamente por 800 câmeras e mais de 300 agentes de segurança já a partir da próxima da próxima quinta-feira, quando se iniciam as Olimpíadas, com os jogos de futebol sendo realizados na Arena Fonte Nova, em Salvador. O reforço nos postos de vigilância será de 40%.

Para coordenar o trabalho, a Concessionária CCR – que administra o metrô de Salvador – conta com um Centro de Controle Operacional que monitora não só o sistema viário, mas também os arredores das estações.

O efetivo atual de 300 agentes de segurança que trabalham diariamente no sistema do metrô de Salvador foi também treinados para atender situações excepcionais durante a realização dos jogos das olimpíadas em Salvador, com capacitação bilíngüe eações contra atentados terroristas, tendo realizado preparatório de ameaçasterroristas e capacitação em Sistema de Comando de Incidente.

Simulado
Um simulado de atentado à bomba na Estação Pirajá, foi feito no último dia 16  e constou de ações de segurança, resgate e saúde das esferas públicas municipal, estadual e federal.

Os treinamentos focaram principalmente para  recepção de denúncias de situações de risco e atentados. Os agentes aprenderam os meios para diferenciar trote de denúncias reais e as estratégias para manter contato durante o tempo necessário para rastreamento da ligação.

Horário ampliado
Além do forte esquema de segurança, a Concessionária CCR também terá um esquema especial de operação durante as olimpíadas em Salvador entre os dias quatro e 13 de agosto, quando acontecem as partidas de futebol, na Arena Fonte Nova.  Serão diminuídos os intervalos entre uma viagem e outra e o aumento do número de catracas de acesso.

Conforme informou a CCRem nota,os agentes de segurança também  receberam treinamento bilíngue parta atendimento aos turistas em inglês e/ou espanhol, em diversos setores, informando os horários de funcionamento do metrô, intervalo entre os trens, localização dentro das estações e como chegar à Arena Fonte Nova.

Embora a Estação Brotas também esteja localizada próxima à Arena, a expectativa é de que a Estação Campo da Pólvora seja a mais utilizada, principalmente por turistas, por seu acesso ser mais direto e fácil. No dia do jogo Brasil x Dinamarca (10/08), o funcionamento dessa estação será estendido até 1h do dia 11, oferecendo maior comodidade aos torcedores. As demais estações, a partir da meia-noite, funcionarão somente para desembarque.

Serão mantidas as restrições de não fumar no interior dos trens e nas estações, assim como o consumo de bebidas alcoólicas, previstas no Decreto Estadual nº 15.197.

Também será proíbido entrar ou permanecer sem camisa ou sem calçados nos trens e nas estações; portar arma de fogo ou materiais inflamáveis, explosivos ou corrosivos; ultrapassar a faixa amarela de segurança da plataforma, a não ser para entrar e sair do trem quando este já estiver parado e com as portas abertas; colocar os pés nas paredes das estações, bancos e laterais dos trens; e fazer funcionar aparelhos sonoros, tocar instrumentos ou emitir falas e cantos que atrapalhem a perfeita audição dos serviços de sonorização.

Horário
Funcionará em horário normal, de 5h à 0h. Exceto no dia do jogo Brasil e Dinamarca, quando a Estação Campo da Pólvora estará aberta para embarque até a 1h.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA