Arembepe mobiliza para grande mutirão de limpeza

0
Foto: Ilustrativa

No próximo dia 16, Dia Mundial da Limpeza de Praias, Lagoas e Rios, será realizada um grande mutirão de limpeza, a primeira das ações da campanha “Arembepe Limpa”, iniciativa de coletivo de entidades locais, mobilizadas para a conservação da limpeza de áreas públicas e, principalmente, pela preservação do ecossistema local, que inclui áreas de proteção ambiental e permanente (APA e APP), as quais têm passado por degradações.

O mutirão terá concentração às 7h, na Praça dos Coqueiros, para café da manhã e distribuição de material de coleta, formação dos grupos de trabalho que se dividirão pelas diferentes zonas (praia, Aldeia Hippie, lagoas). O evento tem o apoio da Prefeitura Municipal de Camaçari e da sua prestadora de serviços Naturalle Tratamento de Resíduos, que fornecerá sacos, luvas apropriadas e outros materiais, além de disponibilizar equipe e carro de coleta.

Pela primeira vez, cerca de 20 instituições de Arembepe se reúnem para a realização de uma atividade que é de interesse para a toda a comunidade. Fazem parte do coletivo entidades ambientalistas, Associação de Comerciantes, Associações de Surf, Grupos de Capoeira, Associação de Cavaleiros, União de Blocos, Associações de Moradores, e isto demonstra a urgência e relevância do tema para as pessoas que habitam, trabalham na e em prol da localidade.

Arembepe é conhecida internacionalmente, um dos principais cartões postais do município de Camaçari, tanto por suas belezas naturais como por um legado cultural deixado pela pacata vila de pescadores que já foi e pela formação de uma famosa comunidade hippie nos 60, por onde passaram visitantes ilustres do mundo das artes. Por isso, mesmo para as pessoas que atualmente frequentam menos o local, ações relacionadas ao seu patrimônio cultural e ambiental costumam a tocar a memória afetiva, isso inclui os baianos, pessoas de toda parte do Brasil e estrangeiros. Assim pretende-se mobilizar e engajar não só os moradores, mas também visitantes e saudosos, nesta ação e campanha, como também nas futuras.

 

Sobre o Dia Mundial da Limpeza de Praias, Rios e Lagoas 

Tornou-se um programa internacional de educação ambiental com mais de 150 países participantes anualmente. O evento é apoiado pela Organização das Nações Unidas (ONU), através do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA). O Dia Mundial de Limpeza de Praias e Rios, conhecido no mundo inteiro como International Coastal Clean Up (ICC), mobiliza mais de 40 milhões de voluntários em todo o mundo, com o objetivo de recolher, analisar e catalogar o lixo. É realizado sempre no terceiro sábado de setembro (Fonte: http://amanari.org.br/limpeza-praias/).

 

SERVIÇO –

O quê: Grande Mutirão de Limpeza em Arembepe, integra a campanha Arembepe Limpa

Quando: 16/09/2017, a partir das 7h

Local: Concentração na Praça dos Coqueiros, Arembepe-BA, com saída para a praia, Aldeia Hippie e Lagoas

Informações: 71 98809-3642 (Ana Vitória) / 71 98750-7055 (Fabiana)

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA