Setur apresenta prioridades para expansão do turismo na Costa dos Coqueiros

0

Estratégias e ações prioritárias previstas no Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável (PDITS) – proposto pela Secretaria do Turismo da Bahia (Setur) para a Costa dos Coqueiros – foram discutidas, nesta sexta-feira (4), durante a 43ª reunião do Fórum Estadual do Turismo, realizada no auditório da Procuradoria Geral do Estado, no Centro Administrativo.

Líderes do setor, empresários e gestores discutiram o plano estratégico elaborado pela Setur para atender à região que abrange os municípios de Camaçari, Mata de São João, Lauro de Freitas, Conde, Entre Rios, Esplanada, Itanagra e Jandaíra. Esta zona turística registrou 1,4 milhão de visitantes em 2016.

O documento mostra que é possível ampliar o fluxo turístico, elevar o gasto médio por visitante e buscar maior permanência dos turistas. Presidente do fórum, o secretário do Turismo, José Alves, destacou a importância deste trabalho. “É enorme a potencialidade desta zona turística e inegável o aumento da procura por destinos sustentáveis. Daí, a nossa preocupação em criar condições para formatação de produtos turísticos competitivos nos mercados nacional e internacional”, disse.

A Costa dos Coqueiros detém alguns dos principais destinos turísticos da Bahia, demanda baseada na oferta de paisagem exuberante, sol e praia. A região oferece gastronomia bem avaliada, alternativas para adeptos do ecoturismo, eventos musicais, esportivos e de negócios. De pousadas a resorts, os meios de hospedagem também são motivadores de fluxo.

O plano de desenvolvimento aponta como oportunidade a demanda crescente de turistas por novidade e destinos diferenciados. Indica, ainda, a existência de margem para atração de visitantes fora da alta temporada e a importância da qualidade dos serviços e formatação de produtos inovadores para elevar a competitividade da região. A produção associada ao turismo aparece como oportunidade para oferta de produtos locais.

Estiveram presentes à reunião o secretário municipal de Cultura e Turismo, Cláudio Tinoco; o conselheiro da Abav, Jean Paul; o presidente do Sindicato das Empresas de Turismo da Bahia, Luís Augusto Leão; a representante do BNB, Marilda Galindo; o dirigente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, Luís Henrique Amaral e representantes de cinco zonas turísticas (Costa dos Coqueiros, Costa das Baleias, Vale do Jequirica, Caminhos do Sertão, Lagos e Canyos do São Francisco).

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA