Mata de São JoãoCovid-19Influenza

Matenses relatam experiências com sintomas que parecem da H3N2: ‘pior que a covid’

0
Matenses relatam experiências com sintomas que parecem da H3N2: 'pior que a covid'
Foto: Direto da Cidade
A alta procura na rede pública e particular com pessoas com os mesmos sintomas ‘de gripe’ é motivo de alerta em Mata de São João. Isso pelo fato de muita gente não ter a certeza se o quadro é causado pela infecção da Influenza A (H3N2) ou Covid-19.
De um lado, os diversos relatos dos sintomas que não se assemelham aos de uma gripe comum. De outro, as estatísticas zeradas quanto a forma grave, que indicaria H3N2 ou a mutação Influenza + Covid-19, chamada de ‘Flurona’.
Basta circular pelas unidades de saúde da cidade para encontrar pessoas com a sintomatologia dos vírus acima citados, como foi o caso de Laís Carla, de 31 anos
Laís contraiu o vírus recentemente e passou pelo hospital municipal e uma unidade particular. “No domingo eu estava bem, sem sentir nada. Por volta das 21h comecei a sentir dor de cabeça e diarreia; não consegui dormir direito com dor na cabeça e no corpo”, disse.
“Na terça e na quarta passei muito mal, tossindo muito, com dor no peito, nos olhos e na cabeça, mas a tosse era o que mais me preocupava; eu tossia muito, parecia que o peito ia abrir de tanto tossir”, comenta Laís.
“Eu estou na casa de minha irmã eu, minha filha, minha irmã e sobrinha pegaram também, só que elas foram sintomas leves, já comigo foi pancada”, disse. Segundo Laís, a irmã e a sobrinha tomaram a vacina da gripe, mas ela não.
“É muito ruim mesmo. É muito importante evitar o contato com os idosos ou pessoas com problemas de saúde, pois a gripe é muito forte, muito mesmo os sintomas são horríveis”, concluiu Laís.
Dona Clarice da Hora, 52 anos, moradora da Rua Arthur Torres, foi exceção e pegou a forma leve da gripe, sentindo desconforto já nos dois primeiros dias do ano. No segundo dia dos sintomas, Dona Clarice relatou espirros e tosse se apresentando de maneira ainda mais intensa; na parte da noite, os incômodos eram ainda maiores. Hoje, apresenta uma melhora significativa com o uso de antigripais e chás caseiros.
Como saber se estou infectado?
Para evitar a evolução do quadro, é importante se atentar aos sintomas: a covid-19 possui perda de olfato, dor no corpo, dor de cabeça, fadiga muscular, febre, tosse, congestão nasal, dor de garganta, dor no corpo e diarreia.
No caso da H3N2, os sintomas são febre alta, coriza, dores no corpo, calafrios, tosse, dor de garganta, congestão nasal, mal-estar, e irritação nos olhos.
Caso tenha qualquer um desses sintomas, é importante evitar contato com outras pessoas, principalmente idosos e crianças, e procurar a unidade de saúde mais próxima para atendimento adequado.
A melhor forma de se proteger contra a H3N2 continua sendo seguir as mesmas medidas de proteção utilizadas contra a Covid-19.

Comentários

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também