BrasilInfluenza

Casos de Síndrome Respiratória Grave crescem 135% no país

0
Covid-19: Bahia tem 7,7 mil casos ativos da doença
Foto: Reprodução

Neste sábado (15), foi divulgado o boletim InfoGripe, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), informando que houve um aumento de 135% nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), comparando as três últimas semanas de novembro com as últimas três semanas; o número de casos passou de 5,6 mil para 13 mil.

Segundo o pesquisador Marcelo Gomes, a velocidade com que a covid-19 se espalha entre a população passou de 4% para 30% semanalmente. O boletim aponta também um crescimento em todas as faixas etárias a partir dos 10 anos de idade, desde o início de dezembro até o presente momento.

Especula-se que esse aumento foi consequência não somente da epidemia de gripe, como da retomada dos crescimentos de casos de covid-19. Dos 27 estados, 25 apresentam sinal de crescimento até a primeira semana do ano; apenas Roraima e Rio de Janeiro mostram estabilidade na tendência de longo prazo.

Em todas as faixas etárias foi detectado aumento significativo de casos associados ao vírus Influenza A, superando inclusive os registros de covid-19 em alguns momentos ao final de novembro e ao longo do mês de dezembro.

De acordo com Marcelo, “esse fato torna fundamental a retomada de ações de conscientização da população e minimização de risco para mitigar o impacto ao longo do início do ano de 2022. Tais dados também deixam claro a importância do cancelamento de grandes eventos por parte das autoridades de diversas localidades, ainda que os dados de notificação estivessem apresentando problemas na sua divulgação”.

Comentários

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Mais de Brasil