BahiaCovid-19

Ômicron: Bahia tem maior taxa de transmissão desde 2020

0
Ômicron: Bahia tem maior taxa de transmissão desde 2020
Foto: Reprodução

A Bahia registrou a maior taxa de transmissão da Covid-19 desde o início da pandemia, em 2020. Na última segunda-feira, o indicador, chamado de fator RT, estava em 2,22; isso significada que cada 100 infectados passarão o vírus para outras 222 pessoas. Esse número é o maior registrado desde o primeiro momento em que o coronavírus atingiu o estado.

Para que a redução da curva de contágio aconteça, esse número precisa estar abaixo de 1. No primeiro dia do ano, esse índice estava em 0,42; o aumento foi de 423,8% na taxa de transmissão do estado, que está acima da média do país, de 1,64.

“Tivemos um boom no número de casos, que levou a um aumento drástico no RT. Ele já começa a se estabilizar, mas a média na Bahia é de 3, ainda sim, um RT alto”, afirma a pesquisadora Juliane Fonseca, do Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde (Cidacs), da Fiocruz.

Juliane comentou ainda sobre as subnotificações no cálculo da taxa final. “Sabemos que existe o quesito subnotificação e os assintomáticos, que são pessoas que podem transmitir a doença sem sequer apresentar sintomas”.

“Então, incluímos na métrica a hipótese otimista de que a transmissão da doença pelos assintomáticos ou casos não detectados é uma transmissão um pouco menor do que a transmissão daqueles que apresentam sintomas”, continua. Juliane pontua ainda que o apagão de dados do Ministério da Saúde pode ter influenciado no cálculo.

Comentários

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Mais de Bahia