Sem categoria

Brasil registra casos de pacientes infectados com Covid e gripe ao mesmo tempo

0

O diagnóstico para as duas doenças, chamado de “Flurona”, já foi registrado na cidade do Rio, em Fortaleza e em São Paulo. Os especialistas alertam que os dois tipos de vírus são altamente transmissíveis.

Brasileiros começaram a receber diagnóstico de Covid e de gripe ao mesmo tempo.

Tosse, febre, espirros, dor no corpo. O Brasil terminou o ano e começou o outro com muitos desses sintomas. Mas, no meio da pandemia e com tantas síndromes gripais, é gripe ou é Covid?

Foi para esclarecer essa questão que Adriana Soutto Mayor fez os dois testes no filho de 16 anos. Ele apresentou sintomas leves e já estava vacinado contra gripe e com duas doses para Covid. O resultado mostrou que ele tinha sido infectado pelo coronavírus e pelo H3N2, da Influenza A.

“Fizemos primeiro o teste rápido, que ele testou positivo para o Covid e para Influenza A. Fomos a outro laboratório fazer um teste mais completo no painel viral, um PCR, e confirmou”, conta.

Segundo o secretário municipal de Saúde, já são pelo menos dois casos notificados de dupla infecção no Rio, mas existem outros exames com a mesma suspeita na cidade.

“A gente tem em torno de 15 casos de semelhança que a gente vai investigar, provavelmente passar para os Cievs também, para que eles façam o teste confirmatório da presença de vírus viáveis nessa amostra”, explica Pedro Peloso, gerente de microbiologia do laboratório Richet.

O Brasil já tem outros registros de “Flurona”, que é como é chamado o duplo diagnóstico. Em Fortaleza, são dois bebês de um ano, que ficaram internados, mas já receberam alta e passam bem, e um homem de 52 anos, que não precisou de internação.

E em São Paulo, o bancário Vittorio Pivante foi um dos que testaram positivo para Covid e para Influenza A ao mesmo tempo.

“Na segunda-feira passada, a garganta começou a arder. Na sequência, veio tosse. Na quarta-feira, febre. Dia 31, fiz o exame e pedi o influenza também. Vir as duas ao mesmo tempo assusta um pouco”, diz Vittorio.

 

O virologista José Eduardo Levi, de um grupo que reúne grandes laboratórios, afirma que a análise dos casos ainda é recente: “A gente fez um levantamento. De 4 mil testes realizados, a gente tem 40 casos de dupla infecção, Covid com gripe. E você encontra onde com maior frequência? Onde você tem mais gripe e mais Covid, que, neste momento, é São Paulo e Rio de Janeiro“.

Os especialistas alertam que os dois tipos de vírus que circulam no Brasil, o da influenza e o coronavírus, especialmente a variante ômicron, são altamente transmissíveis e, como eles contaminam da mesma forma, é possível também que infectem ao mesmo tempo. Os dois tipos de vírus podem afetar, principalmente, os pulmões nos casos mais graves. É é aí que entra a importância da vacina e de todos os cuidados que a gente ainda não se pode abrir mão.

“Aqueles que foram vacinados contra Covid e contra a Influenza tendem a evoluir de uma forma muito boa. Entretanto, quem não se vacinou, seja contra a Covid seja contra Influenza, pode evoluir com maior gravidade”, afirma o infectologista Roberto Medronho.

Comentários

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também