Brasil

Ex-BBB é acusado de burlar sistema de cotas para vaga em instituto

0
Matteus não se pronunciou sobre as acusações - Foto: Reprodução | Instagram

Matteus Amaral, ex-participante do BBB 24, foi acusado de usar o sistema de cotas para pessoas negras para ingressar no curso de Engenharia Agrícola no Instituto Federal Farroupilha (IFFar) em 2014. As informações são de dois editais do instituto, onde ele se autodeclara “preto”.

Até o momento, Matteus não se pronunciou sobre as acusações. Os editais de janeiro de 2014 mostram que Matteus em um primeiro passo foi desclassificado no resultado preliminar por ter zerado na redação, de acordo com o Portal Terra.

No entanto, um segundo edital, publicado em fevereiro do mesmo ano, mostra que ele conseguiu uma vaga através das cotas raciais.

De acordo com a Lei de Cotas, n° 12.711, aprovada em 2012, reserva no mínimo 50% das vagas das instituições federais de ensino superior e técnico para estudantes de escolas públicas, “que são preenchidas por candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas”, conforme o Ministério de Educação.

Hoje, existe uma banca examinadora para analisar os estudantes, de acordo com a autodeclaração de raça, geralmente composta por especialistas negros.

Comentários

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Mais de Brasil