Mata de São JoãoSaúde

Surto de Influenza A explode em Mata de São João

0
Surto de Influenza A explode em Mata de São João
Imagem: Reprodução

A cidade de Mata de São João foi atingida por um surto de Influenza A na última terça-feira (14). Nesse dia, mais de 20 pacientes com os sintomas da doença foram atendidos somente em uma unidade particular de saúde.

Assim como a particular, a rede pública também recebeu uma demanda expressiva de pacientes com sintomas da Influenza: o cenário tende a se repetir ao longo dos próximos dias.

Os casos tem crescido também no restante da Bahia: mais de 74 casos de pacientes positivos foram registrados no estado, que já emitiu alerta epidemiológico sobre a situação. Em Salvador, o número de casos cresceu 1.380% em 14 dias – no dia 01 de dezembro, eram cinco pacientes registrados. Até ontem (14), já eram 74.

A alta incidência do vírus está diretamente associada à maior circulação de pessoas, e consequentemente ao relaxamento em relação as medidas de proteção adotadas durante a pandemia de Covid-19, afirma o infectologista Alberto Chebabo, do grupo Dasa, durante coletiva com jornalistas.

“As pessoas voltaram às suas vidas quase que na normalidade e isso faz com que se tenha uma exposição maior ao vírus. Associado a isso, a gente tem uma baixa adesão às vacinas”, disse.

A Influenza provoca os mesmos sintomas da gripe, confundidos frequentemente com os sintomas de covid-19. A transmissão do vírus ocorre por meio de gotículas suspensas no ar quando a pessoa infectada tosse, fala ou respira, e por contato direto.

As recomendações para prevenção da Influenza A são as mesmas medidas preventivas contra o Coronavírus: evitar aglomerações, não levar as mãos aos olhos ou à boca antes de lavá-las, além do uso de máscaras.

Surto de Influenza A explode em Mata de São João

Imagem: Reprodução

Em caso de surgimento de algum dos sintomas apresentados no quadro, procure a unidade de saúde mais próxima.

Comentários

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também