Sem categoria

Vacinas para crianças chegam na segunda quinzena de janeiro, diz Queiroga

0
Vacinas para crianças chegam na segunda quinzena de janeiro, diz Queiroga
Foto: Reprodução

Nesta segunda-feira (3), o ministro da Saúde Marcelo Queiroga afirmou que as vacinas infantis contra a covid-19 chegarão ao país na segunda quinzena de janeiro; os imunizantes serão distribuídos a partir da entrega.

Segundo o ministro, o Brasil se tornará “um dos primeiros países a distribuir a vacina para crianças que os pais desejem fazer”. A vacinação infantil contra covid-19 é permitida em pelo menos 31 países de quatro continentes; Alemanha, Áustria, Chile, China, Colômbia e Estados Unidos são alguns dos países que vacinam crianças contra o vírus.

Na última sexta-feira (31), o Ministério da Saúde afirmou que a recomendação é “pela inclusão da vacinação em crianças de 5 a 11 anos no Plano Nacional de Operacionalização das Vacinas Contra a Covid-19”.

A aplicação da vacina da Pfizer para crianças de 5 a 11 foi autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no dia 16 de dezembro. Porém, o Ministério da Saúde ainda não anunciou publicamente um cronograma oficial da imunização desta faixa etária até o momento.

Duas semanas atrás, o ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), ampliou o prazo inicial para o governo federal se manifestar sobre a vacinação de crianças de 5 a 11 anos contra a covid antes do primeiro semestre de 2022; o prazo, que era de 48 horas, se estendeu até quarta-feira, 5.

Com a indefinição do cronograma de vacinação infantil, o Ministério da Saúde criou uma consulta pública sobre a imunização na faixa etária dos 5 aos 11 anos. A consulta, muito criticada por especialistas, foi encerrada no último domingo, 2.

Uma audiência pública será realizada entre representantes do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) nesta terça-feira, 4.

Comentários

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também