CulturaDatasMata de São João

2 de Dezembro, Dia Nacional do Samba

0
2 de Dezembro, Dia Nacional do Samba
2 de dezembro se comemora o Dia Nacional do Samba Foto: Reprodução

“Quem não gosta de samba, bom sujeito não é. É ruim da cabeça ou doente do pé…”, cantava o poeta baiano Dorival Caymmi. Independente de gostar ou não, é preciso respeitar esse estilo musical genuinamente brasileiro e de característica popular.

A origem do samba no Brasil levanta uma polêmica entre ter nascido na Bahia ou no Rio de Janeiro. Porém, o ponto de concordância é que suas raízes são africanas.

Na Bahia, seu berço é o Recôncavo marcado por seu costume de dançar, cantar e tocar instrumentos em roda.

Assim como toda e qualquer manifestação cultural africana, o samba foi criminalizado. No entanto, sua riqueza melódica seduziu e encantou o país, além de tornar o Brasil reconhecido internacionalmente por sua música.

Você sabia? 

O Dia Nacional do Samba surgiu por iniciativa de um vereador baiano, Luis Monteiro da Costa, para homenagear Ary Barroso. Ary já tinha composto seu sucesso “Na Baixa do Sapateiro”, mas nunca havia posto os pés na Bahia. Esta foi a data que ele visitou Salvador pela primeira vez.

Fonte: Academia do Samba

Esse ano, mais uma vez, não haverá programação para celebrar a data por causa da pandemia da Covid-19,mas isso não impede que você curta um sambinha, né? Conta pra gente qual o seu samba preferido (se é que dá pra escolher).

Comentários

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Mais de Cultura