Entretenimento

Antonio Fagundes faz dívidas para financiar filme: “Risco monstruoso”

0
Foto: Divulgação

Antonio Fagundes está rodando o filme “Maldito Benefício”. A diferença é que o ator consagrado atua também, neste caso, como produtor do longa, e botou dinheiro do próprio bolso na empreitada. “Um dia me perguntei como se faz cinema no Brasil e descobri que é o mesmo processo que as pessoas produzem teatro: submetem o projeto ao órgão federal, esperam aprovação e a partir daí, busca-se uma empresa que dê o dinheiro”, disse ele em entrevista ao jornal O Globo.

E continuou: “Claro que o patrocínio é urgente e necessário, especialmente em um país que não tem política cultural de Estado, em que as diretrizes sobre a cultura variam de governo para governo. Mas esta é uma jornada que pode levar quatro, cinco, seis anos”.

Impaciente para esperar tanto, Fagundes, que deixou a TV Globo em 2021, decidiu encarar o desafio de frente e até tomou dinheiro emprestado para bancá-lo. “Via colegas esperando anos para montarem seus projetos de peças. Como evitar isso? Fiz dívidas. Desde 1975 apostei nas minhas peças, consigo colocá-las no mercado de forma que se paguem e atendam às necessidades do público, sem abaixar o meu nível artístico e cultural. Foi uma forma de ter liberdade de fazer meus projetos com rapidez. Acho que também dá para fazer cinema de uma forma diferente. Como? Arriscando, como faço no teatro”, declarou.

“Estou correndo um risco monstruoso. Mas ao menos estou tentando trazer para o cinema um modelo onde o risco existe. Sei que há potencial de mercado internacional, de circular o filme em festivais importantes, isso chama atenção dos distribuidores. E também tem o caminho dos streamings, da televisão, licenciar o filme por um valor e tempo que seja confortável para pagar as dívidas da produção”, concluiu.

Fonte: Metro1

Comentários

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também