Bahia Sul Acontece

Bahia Sul Acontece: chocolate e cacau podem se tornar produtos de luxo

1
Foto: Istock

Segundo pesquisas, daqui a alguns anos, o chocolate pode virar um artigo raro, um produto de luxo. Há quem diga que ele até tem chance de desaparecer. A estimativa está sendo feita com base nas mudanças climáticas que afetam o cacau, matéria-prima base do chocolate, que possui condições climáticas específicas para ser cultivado.

Um dos estudos avaliou também o café, que pode seguir a mesma previsão de ficar muito caro. A pesquisa realizada pelo ‘Environmental Change Institute’ (Instituto de Mudança Ambiental), da Universidade de Oxford, no Reino Unido, indica que áreas de cultivo em países como Gana e Costa do Marfim podem se tornar inviáveis para a produção de cacau, por exemplo, se a temperatura elevar em apenas dois graus. As previsões apontam que, até 2050, metade das terras utilizadas atualmente para o cultivo do café poderão se tornar improdutivas, mudando de maneira radical a produção e a oferta dos alimentos. Resumindo? O café e o chocolate poderão voltar a ser produtos de luxo.

Chocolate e café vão desaparecer? 

De acordo com outro estudo, o impacto das alterações também será sentido de maneira assustadora nas regiões de cultivo da América Latina: a redução nas fazendas de café da região poderá chegar a 88% até 2050 devido ao aumento das temperaturas. Especiarias e temperos, como açafrão e baunilha, por exemplo, já têm sua produção reduzida pelos mesmos motivos, causando aumentos expressivos nos preços. Isso mostra que, em breve, diversos alimentos que hoje fazem parte do cardápio diário das populações podem se tornar inacessíveis. A intensidade impressionante e a recorrência cada vez maior de fenômenos meteorológicos, como chuvas intensas e furacões, também poderão impactar essas produções.

Só em meados do século XIX que o chocolate deixou de ser um produto raro para começar a se tornar um alimento acessível e popular em todo o mundo, principalmente depois que o químico holandês Coenraad Johannes van Houten desenvolveu um processo de fabricação do chocolate em pó, permitindo assim que o produto passasse a ser fabricado em larga escala. 

Tássio Igawa, agrônomo e pesquisador, explica como o fator climático pode afetar o cacau: “Aqui na região do bioma amazônico brasileiro, há uma tendência de aumento da temperatura e uma redução da precipitação; isso vai fazer com que haja uma redução da adequação climática do cacau na região”. Com a redução da produção de cacau, a produção de chocolate também cai, podendo transformar o alimento em um artigo de luxo. E você, faz a sua parte para que coisas como essas não aconteçam e para que o planeta não sofra com tantas ameaças? Vale ficar de olho, não é mesmo?

Fonte: recordtv.r7.com e renatasuter.com.br

 


*A Coluna Bahia Sul Acontece é uma iniciativa jornalística independente que busca ser uma vitrine dos principais acontecimentos das regiões Sul e Baixo Sul da Bahia. Se você é dessa região e deseja enviar uma sugestão de pauta, escreva para bahiasulacontece@gmail.com

1 Comentário

  1. Estamos em tempos onde precisamos nos reinventar, para viver está nova era que está por vim.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também