Política

Chico Buarque receberá prêmio na presença de Lula em Portugal, após recusa de Bolsonaro

0
Foto: Reprodução/Ricardo Stucker

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve participar da entrega do Prêmio Camões ao cantor, compositor e autor Chico Buarque, que acontecerá no próximo dia 24 de abril, em uma cerimônia na sede do governo português.

A entrega vai pôr fim a um entrave de quatro anos. Indicado em 2019 para receber a principal honraria literária dada ao conjunto da obra de autores da língua portuguesa, o artista enfrentou a resistência do então presidente Jair Bolsonaro (PL). Na ocasião, o chefe do Executivo brasileiro se recusou a assinar o diploma e a documentação para Chico Buarque recebesse o prêmio.

À época, Bolsonaro chegou a comentar com ironia sobre sua recusa em dar prosseguimento à parte burocrática. Ele afirmou que assinaria os documentos “até 31 de dezembro de 2026”, fazendo uma referência a um eventual segundo mandato seu na presidência.

Apoiador do Partido dos Trabalhadores (PT) e amigo pessoal do presidente Lula, Chico Buarque chegou a responder à provocação. “A não assinatura do Bolsonaro no diploma é para mim um segundo Prêmio Camões”, escreveu o artista na época.

Lula vai aproveitar a viagem que fará a Portugal para participar da entrega. Ele tem agenda no dia 25 de abril no país, quando irá prestigiar as comemorações da Revolução dos Cravos, movimento popular que pôs fim à ditadura portuguesa em 1974.

Fonte: Correio da Bahia

Comentários

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Mais de Política