Economia

Com PIB próximo de 3% Haddad comemora e ressalta necessidade de mais investimentos

0
Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Fernando Haddad, ministro da Fazenda, comemorou o crescimento de 2,9% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2023. Para o chefe da pasta, o número passa confiança ao mercado internacional, cidadãos comuns e empresários. Ele também ponderou a necessidade de mais investimentos para economia rodar.

O ministro lembrou que o investimento foi a variável que menos acompanhou o crescimento no ano passado, e o governo trabalha para criar um ambiente de negócios para que os empresários invistam. Para este ano, a previsão de crescimento do governo está mantida em 2,2%, disse o ministro. Ele disse que a economia desacelerou no segundo semestre do ano passado, mas não a ponto de tirar o país do crescimento próximo de 3%, como muitos previram.

Haddad afirmou que a queda dos juros vai ajudar a aumentar o investimento, afirmando que os juros ainda estão acima do que o governo gostaria, mas 2,5 pontos percentuais abaixo do que estavam no início do ano passado. Ele disse que há bom espaço para mais quedas com base em indicadores que mostram a convergência da inflação para mais próximo de 3% este ano.

Para o ministro a política monetária internacional também deve ajudar, com os juros começando a ceder. Nos Estados Unidos, o mercado espera que a taxa de juros comece a cair na mtedade do ano. E afirmou que além da política monetária, a correção das contas públicas, que estavam desorganizadas, em projetos junto ao Congresso, vai ajudar o cenário econômico este ano.

Comentários

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Mais de Economia