Mundo

MP da Venezuela emite mandado de prisão contra opositor Juan Guaidó

0
Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

O Ministério Público (MP) da Venezuela emitiu um mandado de prisão contra o ex-líder da oposição Juan Guaidó, que vive exilado nos Estados Unidos. A informação foi divulgada pelo procurador-geral venezuelano Tarek William Saab, nesta quinta-feira (5).

Guaidó é ex-presidente da Assembleia Nacional da Venezuela e acusado oficialmente de vários crimes, incluindo lavagem de dinheiro, traição, usurpação de função, desvio de títulos e bens públicos.

De acordo com Tarek, o órgão vai pedir que a Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol) emita um alerta vermelho para a captura de Guaidó. A solicitação será baseada em investigações de um tribunal dos Estados Unidos.

Segundo o MP, a Corte dos EUA apurou que Guaidó usou recursos da PDVSA — estatal de produção de petróleo — para pagar despesas pessoais, além de obrigar a empresa a aceitar condições de refinanciamento de uma dívida da estatal, e causaram prejuízos de US$ 19 bilhões (R$ 98 bilhões).

Guaidó chegou a se autoproclamar “presidente encarregado” da Venezuela, em 2019, ao alegar que a reeleição de Maduro havia sido uma fraude. A ofensiva para tentar depor o governo de Maduro acabou se frustrando com o tempo, e o governo interino de Guaidó foi eliminado pela própria oposição venezuelana no fim de 2022.

Fonte: Metro1

Comentários

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Mais de Mundo