Tempo

Previsão de fim de semana com chuva deixa Defesa Civil em alerta

0
Foto: Jean Victor

A Prefeitura de Camaçari, por meio da Defesa Civil, órgão vinculado à Secretaria dos Serviços Públicos (Sesp), permanece em alerta 24 horas por dia, todos os dias da semana, a fim de atender aos diversos tipos de chamados de emergência. E neste final de semana não será diferente. O órgão está atento à previsão climática, que é de chuva.

Segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), a previsão é 90% de probabilidade de chuva neste sábado (20/3) e domingo (21/3), com temperatura mínima prevista de 25° para ambos os dias e de máxima de 30° e 29° para o sábado e domingo, respectivamente.

Ivanaldo Soares, coordenador da Defesa Civil, orienta quanto aos cuidados que devem ser tomados durante o período chuvoso. “As pessoas não devem usar celular ou nenhum outro objeto metálico condutor de energia quando estiver trovejando ou relampejando, por causa da descarga elétrica. Já os motoristas devem evitar estacionar seus veículos próximos à rede elétrica ou embaixo de árvores centenárias ou de grande porte”, orientou ao complementar, “Em ruas inundadas, o condutor do veículo tem que ficar atento e esperar que o volume de água diminua, para não ser surpreendido por uma boca de lobo aberta”.

Os moradores que vivem próximos a áreas de risco, como rios, córregos e morros, ao perceberem alguma rachadura em seu imóvel, devem entrar contatar a Defesa Civil com urgência. O órgão atende através do 199 ou do (71) 99981-3641. O atendimento funciona em regime de plantão 24 horas e serve também para qualquer outro tipo de ocorrência.

“Estamos atentos, acompanhando o volume de chuva através de sites de meteorologia, para manter a população informada durante o período chuvoso. Todas as nossas equipes estão de prontidão para atender aos chamados”, finalizou.

Para evitar possíveis transtornos e danos à população neste período, como alagamentos, enchentes e deslizamentos de terra, a prefeitura iniciou, na primeira semana do mês de março, a “Operação Chuva”, com a execução de uma série de ações, como limpeza de canais e visitas aos bairros com mais registros de casos. As atividades de manutenção acontecem de maneira contínua em toda a cidade e os esforços são redobrados durante os meses nos quais o município recebe um grande volume de chuva.

Fonte: Ascom

Comentários

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Mais de Tempo