Educação

Projeto Mundo do Théo é realizado em São Francisco do Conde

0
Projeto Mundo do Théo é oferecido para todos os alunos da rede municipal de ensino - Foto: Divulgação

Aconteceu nos dias 14 e 15 de março o primeiro encontro de formação do Projeto Mundo do Théo, adotado pela Secretaria Municipal de Educação de São Francisco do Conde. O objetivo foi promover o fortalecimento do processo de inclusão no âmbito das escolas da rede municipal de ensino.

A iniciativa busca estimular professores, alunos e familiares a identificar como agir e colaborar para a construção de um ambiente saudável e inclusivo para crianças com transtorno do espectro do autismo dentro e fora da escola.

O Projeto Mundo do Théo é oferecido para todos os alunos e está dividido em dois segmentos: Pré-escola e 1º Ano 2º ao 5º Ano. Os alunos envolvidos na iniciativa terão a possibilidade de desenvolver as seguintes habilidades: comunicação assertiva; civilidade e senso de comunidade; empatia, inclusão e aceitação; cooperação e responsabilidade Social; superação do capacitismo, além de leitura, interpretação e escrita.

Para o diretor pedagógico Jefferson Moreira, da Secretaria de Educação de São Francisco do Conde, “o projeto Mundo do Théo é mais uma ação que “visa colaborar com a configuração de uma escola socialmente justa, onde a diversidade não é vista como um problema a ser corrigido, mas, um elemento de fundamental importância para a construção de uma sociedade mais justa e plural”.

Ele conta que a escola inclusiva “é aquela voltada para o atendimento de todos os sujeitos, nas suas singularidades e diferenças”. “Todos temos direito, dialeticamente, ao reconhecimento da igualdade e diferença. O direito de sermos iguais quando a nossa diferença nos inferioriza e o direito a sermos diferentes quando a igualdade nos descaracteriza”, enfatiza.

A formação foi realizada com representantes de professores da Educação Infantil e 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, além da participação de gestores escolares, coordenadores pedagógicos, psicopedagogos e professores da Educação Especial.

Comentários

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Mais de Educação