Esporte

Ricardo Souza coloca Mata de São João no pódio

6

Ricardo Santana Souza é medalha de prata no 12º Campeonato de Boxe disputado em Cuiabá. Entre cerca de 50 atletas, ele foi o único baiano premiado na Categoria juvenil 54kg, da qual participam meninos de 17 a 18 anos

Praticando desde os 12 anos, esta é a primeira vez que Ricardo disputa uma luta oficial e já subiu ao pódio. Assim estavam, de um lado, em terceiro lugar, Pernambuco, do outro em primeiro, Espírito Santo e no meio, Mata de São João. Ricardo é um vencedor e essa conquista tem um sabor doce para toda a família que, juntamente com amigos e ajuda de dois vereadores, conseguiu o dinheiro para que Ricardo viajasse. Foram dois dias de viagem até Cuiabá porque o valor arrecadado não foi suficiente para as passagens aéreas. “Pensei em desistir várias vezes por falta de patrocínio, mas tenho fé em Deus e agora aumentou mais ainda minha fé, através dessa luta, dessa perspectiva de continuar. O meu objetivo é disputar as Olimpíadas”, diz empolgado.

A competição aconteceu entre 7 e 13 de novembro e o atleta precisou treinar durante 15 dias em Salvador de onde partiu junto com a Seleção Baiana de Boxe. O retorno nesta segunda-feira (15) ao bairro Monte Líbano, onde vive desde que nasceu, foi celebrado com fogos de artifício e abraços daqueles que acreditam e o apoiaram tanto.

A intenção era outra…

A estreia de Ricardo no boxe não tem nenhum motivo nobre. Tímido, ele me disse que é a primeira vez que conta essa história: Ainda no começo da adolescência, ele se envolveu em uma pequena briga na qual se machucou e, como é comum da idade, quis “descontar”. Pediu aos pais que o deixasse ter aulas de boxe, mas recebeu o não como respostas. Por insistência de uma tia que já pensava na luta como esporte, eles permitiram.

A intenção era brigar, mas aí o Professor Isaías entrou em cena: “Entrei no boxe querendo descontar a porrada que tomei, mas o professor me ensinou o que era disciplina e mudou tudo”.

Ricardo passou fazer parte do Projeto Nocaute pela vida, que há um ano mudou o nome para Projeto Nosso Estilo, que atende meninos da periferia de Mata de São João.

Zé Bin, como é conhecido, trabalha há anos com o esporte e já influenciou a vida de centenas de adolescentes. No caso, de Ricardo, a boa influência se transformou em paixão e em medalha.

Ao entrevistá-lo, Ricardo demonstrou preocupação em como isso seria dito, lido e entendido pelas pessoas. Consegui convencê-lo da força dele ao transformar o interesse em algo que poderia ter um destino completamente diferente, em uma inspiração.

Desde que Ricardo chegou, a academia está mais cheia. Não só de alunos, mas de sonhos e de autoestima. Para continuar esse ciclo de conquistas, é preciso apoio, moral mas financeiro também. Desse jeito, outros jovens podem falar de sua origem e o que ela lhe traz: “Sou Matense com muito orgulho”, finalizou.

6 Comentários

  1. Muito obrigado , sou muito grato a Deus por voces , vocês são os melhores , amei dms 🥺😍😍🥰🙌❤️

    1. Vc merece muito Ricardinho jesus abençoe vc nessa nova jornada sucesso

  2. Nosso orgulho, vc nos representa !!!! E a tia aqui vai tá do seu lado sempreeeee. Deus continue te abençoando. ❤

  3. 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼🏆🥈

  4. Muito gratificante ter um Matense se destacando, precisamos de mais jovens mostrando seu potencial é algo de orgulho parabéns a vc e seu professor ! Precisa divulgar mais pra que sirva de exemplo pra outros jovens. Deus abençoe 🙏🏽

  5. Ricardo era tão pequeno e se tornou esse gigante. Orgulho de você, meu ex aluno, que está na estrada do bem. Sucesso sempre!

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Mais de Esporte