Política

Rui Costa descarta possibilidade da Abin sair do controle da Casa Civil e retornar ao GSI

0
Foto: Reprodução/Marcelo Camargo/Agência Brasil

Após a aprovação da medida provisória (MP) de reestruturação dos ministérios, o ministro Rui Costa (PT) afirmou que a transferência da “coordenação de atividades de inteligência”, não significa que a própria Agência Brasileira de Inteligência  (Abin) também será movida e deixará de fazer parte do Ministério da Casa Civil.

Em razão da MP, a “coordenação de atividades de inteligência” foi transferida ao Gabinete de Segurança Institucional (GSI), órgão que já havia sido responsável pela competência, antes dela ter sido anexada à Abin. A própria agência já havia feito parte do gabinete, mas foi separada dele pelo governo Lula, no dia 2 de março deste ano.

Em entrevista concedida ao portal Metrópoles, o ministro Rui Costa explicou que a MP não respalda o retorno da Abin ao Gabinete de Segurança Institucional, apenas a competência. Quem também confirmou a informação foi o relator da MP, Isnaldo Bulhões (MDB), assegurando que o documento prevê a reorganização apenas de competências, não da transferência dos órgãos.

Comentários

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Mais de Política