CoronavírusCovid-19

Anvisa autoriza venda de autotestes de covid-19

0
Anvisa autoriza venda de autotestes de covid-19
Foto: Reprodução

Nesta sexta-feira (28), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a liberação de autotestes de covid-19 no Brasil. Os quatro diretores da agência foram unânimes em votar a favor da liberação.

A comercialização dos testes será permitida por meio de farmácias e estabelecimentos de saúde licenciados para venda de dispositivos médicos e diagnóstico invitro.

A diretora relatora da Anvisa, Cristiane Rose Jourdan Gomes, votou a favor da liberação da venda e uso dos autotestes de covid-19 no Brasil, argumentando que “pode representar uma excelente estratégia de triagem e controle da pandemia, principalmente em razão do contágio que atualmente é grande”.

A diretora mencionou ainda que o uso de autotestes já é permitido em diversos países da Europa e nos Estados Unidos.

O diretor da Anvisa, Rômison Rodrigues Mota, também defendeu o uso do autoteste. “É uma ferramenta que juntamente com a vacinação, o uso de máscara facial e o distanciamento social tem desempenhado papel importante no combate à pandemia em outros países”, afirmou.

Rômison acrescentou ainda que os autotestes podem ser vendidos com preços menores aos testes que já estão em uso no país, e que os órgãos de defesa do consumidor devem trabalhar para evitar que qualquer tipo de teste seja vendido com preços abusivos.

Amplamente usados nos Estados Unidos e países da Europa, Ásia e América Latina, os autotestes são uma ferramenta de muita utilidade no combate ao avanço do novo coronavírus e da variante Ômicron.

A liberação dos autotestes foi pedida pela pasta do ministro Marcelo Queiroga, no início de janeiro, após a explosão do número de casos.

Comentários

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Mais de Coronavírus