Artigos

Cinco dicas para trabalhar com Redes Sociais sem tornar-se escravo dos algoritmos

3

Por: Paulo Argollo

Se você é do tipo de pessoa que dorme com o celular debaixo do travesseiro e acorda com uma notificação do Whatsapp, você está no lugar certo e precisa conhecer essas dicas para tornar a vida menos cansativa. Instagram, Facebook, TikTok, Twitter e demais redes já viraram rotina para empreendedores de todos tamanhos, e é claro que isso ocupa boa parte do dia dessas pessoas, principalmente aqueles que não tem um profissional exclusivo para administrar as mídias sociais do seu negócio. Desde quando o celular é ligado pela manhã, aliás, ligado? Alguém desliga? Pois é, do acordar ao dormir, existe um ritmo frenético de notificações que lhe obriga a toda hora atualizar o feed e ver se tem algo novo, e quando não chegam novas mensagens, esse silêncio torna-se assustador.

Toda a estrutura de conteúdos que visualizamos e produzimos nas Redes Sociais são comandadas por ALGORITIMOS, são fórmulas e cálculos realizados pelas plataformas, com base em dados fornecidos pelos usuários, estes selecionam o conteúdo relevante que será mostrado para cada pessoa. Existe muita teoria e pesquisa sobre os algoritmos das Redes, entretanto, no fundo a gente não conhece em detalhes como eles funcionam, as empresas não relevam tudo. Contudo, com experiência e pesquisa conseguimos entender como esses “AMIGUINHOS” nos ajudam ou atrapalham na performance das redes sociais. Pensando nisso, separei cinco dicas para pessoas que empreendem utilizando redes sociais. Tente colocar em prática e perceba que as plataformas serão mais leves e darão mais resultados:

1. Você não precisa estar em todas as redes: Novos aplicativos são criados sempre e vai continuar sendo assim, existem profissionais trabalhando diariamente para isso acontecer e não quer dizer que a cada rede social lançada você precisa abrir uma conta para sua empresa. Faça uma pesquisa sobre o público que mais utiliza aquela Rede Social e verifique se o público é seu consumidor, assim poderá definir melhor quais utilizar e produzir seu conteúdo. Uma pesquisa feita pelo World Internet Stats indicam que apenas 34% dos usários de Twitter no Brasil são mulheres, se sua empresa oferece produto para o público feminino, com certeza essa rede não estará na sua prioridade.

2. Desative as notificações do celular: Essa atitude é libertadora! Todo aparelho permite configurar para aceitar ou não receber aquelas notificações que aparecem na tela toda hora, isso evitará que durante o acesso a um conteúdo de uma rede você seja bombardeado por outra rede, acabe com essa briga de atenção e tente focar no que é mais importante naquele momento.

3. Não queira ser o SUPERATUALIZADO: Essa necessidade criada pela internet de que é preciso saber de tudo a toda hora, não é saudável e nem é possível. Não caia nessa armadilha, ou bem nos ocupamos com a rotina do nosso negócio ou apuramos notícias o tempo todo rolando o FEED sem objetivo nenhum, claro que é essencial, dentro das suas ocupações, separar um horário no dia para se atualizar, selecione alguns veículos de informação confiáveis e faça pesquisas sobre seu negócio, conheça o seu nicho apenas, isso é suficiente e já lhe ajudará muito a produzir melhor conteúdo sobre seus produtos e serviços.

4. Filtre para ver apenas o necessário: Todas os aplicativos lhe permitem filtrar o que vocẽ quer ver primeiro no feed; guardar conteúdos relevantes para ver quando for oportuno, e o melhor de todos: selecionar quem você está seguindo, seu perfil profissional deve seguir quem lhe alimenta de postagens interessantes para o seu empreendimento.

5. Assuma o controle, escolha um momento para produzir: Por fim, todo trabalho com Mídias Sociais depende de planejamento e rotina, se você é do ramo de alimentos e também é seu próprio Social Media, podendo apenas no final de semana produzir para suas redes sociais, utilize esse momento de forma estruturada: uma parte para planejar, outra para criar, e por fim programar as postagens, assim assumirá o controle e não se sentirá tão cansado.

É claro que temos consciência de que o mundo moderno nos trouxe uma série de desafios, mas, observando suas atitudes e tentando mudá-las, você com certeza se sentirá mais produtivo e menos exausto, pois sei que não é fácil assumir vários papeis em um negócio. Espero ter ajudado!

Paulo Argollo é Publicitário (DRT 0000570/BA) e Técnico em Comunicação Visual. Atua como Designer Gráfico profissional há 12 anos, principalmente em produtos editoriais e materiais de mídia off. Atualmente é Executivo de Atendimento em agência. Ensina Computação Gráfica e Teorias da Comunicação em cursos de nível técnico e superior.

3 Comentários

  1. Excelentes dicas!

  2. Ótimas dicas do meu querido amigo Paulo Argollo. Sucesso!!!

  3. Gostei muito da matéria e das dicas.

    A dica número 2 é essencial, fica uma loucura a gente “ter que” dar conta de tudo. Faz muito tempo que desativei as notificações do meu celular.

    Desde as suas aulas que busco praticar a dica 4 número, mais no insta, que é onde uso mais de forma profissional.

    Sobre importância do planejamento, dar para perceber a mudança na conta em relação ao engajamento das pessoas, quando seguimos uma linha de postagens.

    É muito difícil fazer mil e a coisas e ainda alimentar as redes sociais 😅

    Eu penso muito em contratar alguém pro cuidar do meu insta (já pensei em falar com você várias vezes kkkkk, ou para ser você ou para você indicar alguém)
    Mas no tempo certo…

    Enfim, suas dicas são maravilhosas, basta quem ler se esforçar para colocar em prática.

    Muito obrigada por partilhar dos seus conhecimentos 😄

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Mais de Artigos