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Emoção vs Objetividade: movimentos artísticos influenciando a publicidade

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Emoção x Objetividade: como Romantismo e Realismo influenciam a publicidade?
Como romantismo e realismo influenciam a publicidade?

*Artigo de Paulo Argollo | 2min de leitura

É engraçado como a gente estuda certas coisas e depois de um tempo deixa de lado, não é? Em meados do século 19, o Romantismo e o Realismo emergem como movimentos artísticos opostos, mas que influenciariam profundamente a Comunicação Social até hoje! Você já parou pra pensar nisso?

Vamos relembrar rapidamente cada um:

🥺 Romantismo: a emoção como ferramenta

As artes desse movimento representam uma linguagem evocativa e narrativa envolvente, ou seja, tocam o coração do público e criam conexões emocionais. Temos também outros dois pilares:

  • Personagens cativantes: geram identificação e empatia.
  • Emoção como ferramenta: influencia e persuade o público.

🎯 Realismo: precisão é a base

As características dos artistas desse movimento passam pela objetividade e análise crítica da situação. Além disso, consideram também:

  • Pesquisa rigorosa e observação atenta: fornecem base sólida para a comunicação.
  • Assertividade e linguagem direta: facilitam a compreensão do público.

Só em relembrar essas características, você já deve ter parado pra pensar: os melhores profissionais de comunicação combinam essas técnicas que citei acima. Então temos o seguinte:

A emoção que conecta o público, enquanto a precisão informa e conscientiza.

Não dá pra fazer uma peça de propaganda que gere só um “efeito uau!”, sem objetividade e precisão de converter a emoção em uma realidade prática. Por isso também, o Design se diferencia de uma Obra de Arte, design é estética com objetividade.

A combinação desses aspectos gera um conteúdo impactante, autêntico e confiável. Percebem como o Romantismo e o Realismo oferecem ferramentas valiosas para os profissionais da comunicação? Não coloquem de lado o que aprendemos em pesquisas e teorias, prática e teoria andam juntas.

Inspirar, informar e transformar: tente aplicar isso no seu dia a dia. Será poderoso.


Em minha trajetória como pesquisador das áreas de Comunicação, Marketing e Design pude publicar um capítulo do livro “Ensaios sobre Estética e História da Arte” que trata exatamente dessa contribuição de movimentos artísticos para profissionais da área, leia o artigo completo em: bit.ly/pauloargollo42423


*Paulo Argollo é Publicitário (DRT 0000570/BA), possui 13 anos de experiência como Designer Gráfico, com foco em produtos editoriais, mídia off e identidade visual. Atualmente é Executivo de Atendimento em agência de publicidade. Ensina em cursos de nível técnico e superior. Pesquisador das áreas de Comunicação, Marketing, Design, Terceiro Setor e Marketing Social.

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